Vidros polarizados: saiba tudo sobre essa tecnologia

Você já ouviu falar em vidros polarizados? Essa tecnologia fascinante, também conhecida como vidros inteligentes, permite que os vidros mudem de transparente para opaco com um simples comando. Imagine poder controlar a privacidade e a luminosidade de um ambiente com apenas um clique. Neste artigo, vamos mergulhar no mundo dos vidros polarizados, explorando suas vantagens, funcionamento e aplicações. Seja em escritórios, hospitais ou até em casa, os vidros polarizados estão redefinindo o conceito de espaços versáteis. Vamos descobrir juntos como?

Clique e Saiba mais +

O que é?

O vidro é um material bastante utilizado nas construções civis, servindo principalmente para manter a transparência e visibilidade do espaço onde está inserido. E a partir do momento em que a tecnologia é empregada sobre esse material, as possibilidades de utilização aumentam. Esse é o caso dos vidros polarizados.

Os vidros polarizados, também conhecido como vidros inteligentes, são vidros que têm a capacidade de alterar a sua aparência entre transparente e opaco, através da tecnologia da película de cristal líquido (LCD) e com apenas um simples comando. E isso faz com que os vidros polarizados sejam uma inovação em diversos espaços devido a sua eficácia e versatilidade.

A utilização do vidro polarizado não é algo recente, a fabricação desse produto começou na década de 1970 nos Estados Unidos e começou a ser produzido no Brasil em 2007. Porém, os vidros polarizados ainda estão ganhando espaço no mercado nacional.

E estes são alguns exemplos em que os vidros polarizados são utilizados:

  • Escritórios;
  • Sala de reunião;
  • Cabine de estudo;
  • Hospitais;
  • Projeção para vídeos;
  • Divisão de espaços privados, como quartos, banheiros.

Como funciona?

O que é característico do vidro polarizado é a película de cristal líquido (LCD) que fica inserida entre duas placas de vidros laminadas e dentro dessa película há moléculas que tornam o vidro transparente ou opaco. 

Além do LCD, é preciso que haja uma corrente elétrica para estimular as partículas da película, sendo esse um dos fatores para a modificação da aparência do vidro polarizado.

Sendo assim, quando a corrente elétrica é acionada o vidro torna-se transparente por causa da organização que as partículas assumem. No momento em que a corrente elétrica é interrompida, as partículas ficam desajustadas e então o vidro fica com o aspecto opaco. 

E o comando para ativar ou desativar o vidro polarizado se dá apenas com um clique por meio de um smartphone ou botão conectado ao vidro e até pela automação através de sensores.

Suas vantagens

Somente a utilização do vidro comum em ambientes arquitetônicos já deixa o espaço com um design minimalista e visualmente livre. Mas quando utiliza-se os vidros polarizados, além de possuir essas vantagens, você pode muito bem criar uma “parede” em questões de segundos para deixar o ambiente mais reservado.

Sendo assim, a utilização dos vidros polarizados em empresas, escolas ou hospitais, garantem que o local possa transmitir transparência e, quando necessário, o espaço pode se tornar privado.

O vidro polarizado também garante a segurança dos seus usuários. Por ser necessário a passagem de eletricidade no vidro, a tendência é imaginar que o vidro pode ferir alguém por conta disso. Porém, os produtores garantem que o vidro polarizado possui uma ótima resistência a luz solar e a chuva. 

Também há a possibilidade de utilizar os vidros polarizados como telas de projeção de imagem quando o vidro está desligado, ou seja, com o aspecto opaco. E por conta do LCD, as imagens projetadas podem ser vistas com mais nitidez.

E a facilidade de limpeza representa um grande benefício. 

Imagine-se numa sala de reunião. Normalmente as divisórias (paredes) podem ser as tradicionais feitas de tijolos ou de vidro comum. 

No que se refere a manutenção e limpeza, na primeira opção é preciso pintar periodicamente a parede e as manchas de sujeiras nem sempre saem com facilidade. Já na segunda opção, para manter um espaço privado, será necessário utilizar persianas. E a limpeza desse material exige atenção, pois algum descuido pode danificá-lo e a limpeza requer um bom tempo.

Com o vidro polarizado você pode ter os atributos das opções anteriores e limpá-lo com muita facilidade. Basta utilizar um pano macio umedecido e álcool ou sabão neutro. Depois é só passar o pano sobre a superfície do vidro até ficar totalmente limpo. Por fim, passe um pano seco sobre o vidro para tirar o resto da umidade. Pronto, o vidro fica limpinho!

Pelo o que foi apresentado aqui no artigo, investir no vidro polarizado representa uma inovação onde estiver presente e representar uma grande vantagem.

Transforme Seu Espaço: O Guia Completo Sobre Vidros Polarizados e Suas Aplicações

Os vidros polarizados, ou vidros inteligentes, são uma inovação tecnológica que permite a alteração da aparência do vidro de transparente para opaco através de uma película de cristal líquido (LCD) ativada por corrente elétrica. Originários dos Estados Unidos na década de 1970 e introduzidos no Brasil em 2007, esses vidros oferecem versatilidade para diversos ambientes, como escritórios, salas de reunião, e hospitais, promovendo privacidade, segurança, e facilidade de manutenção. Além de suas funcionalidades práticas, os vidros polarizados também podem ser usados como telas de projeção, oferecendo imagens nítidas quando opacos. A limpeza desses vidros é simples, necessitando apenas de um pano macio, álcool ou sabão neutro.

O que são vidros polarizados?
Vidros polarizados são vidros que podem alternar entre transparente e opaco através de uma tecnologia de película de cristal líquido (LCD), controlada por um simples comando.

Como funcionam os vidros polarizados?
Funcionam com a inserção de uma película de LCD entre duas placas de vidro laminado, onde a aplicação de corrente elétrica altera a organização das partículas na película, tornando o vidro transparente ou opaco.

Quais são as principais vantagens dos vidros polarizados?
Oferecem privacidade sob demanda, segurança, versatilidade de uso, facilidade de limpeza, e podem servir como telas de projeção com alta nitidez.

Onde os vidros polarizados são comumente utilizados?
São utilizados em escritórios, salas de reunião, cabines de estudo, hospitais, para projeção de vídeos, e na divisão de espaços privados como quartos e banheiros.

A limpeza dos vidros polarizados requer cuidados especiais?
Não, a limpeza é simples e pode ser feita com um pano macio umedecido em álcool ou sabão neutro, seguido de um pano seco para remover a umidade restante.

Espero que tenha gostado do conteúdo: Vidros polarizados: saiba tudo sobre essa tecnologia

Em Tecnologia e Internet temos diversos outros artigos bem interessantes, tenho certeza que irá gostar.

Obrigado por visitar nosso portal COLORPLUSCITY Online que aborda editorias importantes em 2024, de forma segura e responsável trazendo para você conteúdos de extrema qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 2 =

Go up