Taste São Paulo Festival promove gastronomia social e sustentabilidade

A gastronomia social está bem representada no maior festival gastronômico do mundo com a participação dos restaurantes e projetos como “Organicamente Rango”, “Projeto A.Mar”, cozinha vegana do ”Camélia Òdòdó”; aulas gratuitas, ações sustentáveis e de inclusão

O Santander apresenta o Taste São Paulo Festival, 6ª edição local do maior festival gastronômico do mundo, que ocorre nos dias 12, 13, 14 e 19, 20 e 21 de agosto (de sexta a domingo) no Clube Hípico de Santo Amaro.

O festival tem como pilar a gastronomia social, sustentável e inclusiva com a participação de projetos e ações que criam oportunidade, aprendizado e acesso ao mercado profissional da gastronomia.

Nessa edição, o Taste conta com a participação do Projeto A.Mar que surgiu com uma ideia: ajudar os pescadores do Bonete, na Ilhabela, litoral norte de São Paulo, a aproveitar melhor o produto de seu trabalho. Muitos não tinham acesso a energia elétrica, e a pesca, sempre artesanal, precisava ser feita sem desperdícios e honrando a sazonalidade. Surgiram então os primeiros movimentos do projeto social voltado a capacitar os pescadores a utilizar técnicas de conservação (especialmente as mais ancestrais) e a promover o aproveitamento total de peixes e moluscos. Operando desde 2017, sob a liderança do executivo Rodolfo Villar, o A.Mar hoje produz e vende conservas e outros itens de alta qualidade gastronômica, entre embutidos feitas com frutos do mar, bottarga, sott’olio (conservas em azeite) e muito mais. O projeto A.Mar também venceu a premiação Melhores do Ano - Prazeres da Mesa 2022, igualmente apresentada pelo Santander, na categoria “Prêmio Santander Sustentabilidade e Responsabilidade Social”.

No Taste, o projeto estará presente no primeiro final de semana (12, 13 e 14 de agosto) servirá pratos para consumir na hora (como o ‘dog fish’; ou a tostada de mexilhões; e o espaguete com bottarga) e terá também toda a sua linha de conservas, para levar para casa.

No segundo final de semana (19, 20 e 21 de agosto), o destaque vai para a participação do “Organicamente Rango” – Um dos projetos mais criativos e empolgantes de São Paulo, que faz parte das iniciativas da Agência Solano Trindade – devotada a promover negócios sociais e fomentar a economia solidária no Campo Limpo. Comandado pelo empreendedor Thiago Vinícius e por sua mãe, a chef Tia Nice, o “Organicamente Rango” serve refeições na região, usando essencialmente a produção orgânica de agricultores locais. Criando receitas simples e saborosas, que são pagas por quem pode ou entregues gratuitamente para quem não pode, o restaurante também ajuda a capacitar os moradores do bairro a trabalhar com alimentos. Não por acaso, Thiago recebeu recentemente na Espanha um dos prêmios do 50 Next – braço do 50 Best Restaurants, só que dedicado a reconhecer iniciativas de impacto social dentro da gastronomia. No ano passado, Thiago e Tia Nice participaram do Taste com aulas e expondo seu trabalho com a Solano Trindade. Neste ano, eles levarão também o seu restaurante, apresentando a cozinha de Tia Nice.

No primeiro final de semana uma das novidades do Taste será a participação do Camélia Òdódó – restaurante da chef Bela Gil, aberto no ano passado, que não atrai apenas os fãs de Bela, também apresentadora de TV. Acima de tudo, a casa se tornou um endereço certeiro para os apreciadores da cozinha vegana, feita rigorosamente com produtos orgânicos, de agricultura familiar. Sucesso na Vila Madalena, o Camélia destaca releituras veganas de clássicos, como a coxinha e a feijoada, mas também apresenta receitas aromáticas e saborosas, que unem as experiências internacionais da chef com os ingredientes brasileiros. Participando do Taste pela primeira vez, o Camélia Òdódó levará seu restaurante ao evento, mas também venderá seus produtos no Empório Taste. Para quem não sabe, o nome do restaurante vem das seguintes referências: Camélia, por causa da planta do chá (Camellia sinensis); e Òdódó significa flor, em iorubá.

Com curadoria do consultor gastronômico Luiz Américo Camargo, que está à frente do Taste Festivals no Brasil desde 2016, a edição vai reunir a gastronomia social e sustentável e um time de renomados restaurantes e bares de São Paulo como Fasano, Aizomê, Baru Marisqueria, Chez Claude, Ema, Jiquitaia, Komah, Le Jazz, Maremonti, Mocotó, NB Steak, Nelita, Notiê + Abaru, Vista, Bar do Mocotó, Bar do Jiquitaia, entre outros – totalizando 27 estabelecimentos. Haverá alternância de casas entre o primeiro e o segundo fim de semana, aumentando o leque de opções dos visitantes.

Cada restaurante oferece pelo menos quatro pratos em pequenas porções, sendo três deles parte do cardápio fixo das casas e um pensado e preparado exclusivamente para o Taste São Paulo Festival. Opções vegetarianas e veganas também serão oferecidas. Os preços dos pratos variam de R$ 20 a R$ 45.

“Cada vez mais, aquilo que se entende por qualidade gastronômica vai se tornando indissociável da sustentabilidade, da inclusão, da responsabilidade social. E, ano a ano, o Taste vem se movimentando nessa direção, valorizando a diversidade cultural e o respeito ao meio ambiente”, comenta Luiz Américo Camargo, curador do evento.

Taste São Paulo Festival – um espaço sustentável

O Taste permite a acessibilidade para deficientes físicos e suporte para todo o público, independentemente de idade, sexo, raça, etnia, origem, orientação sexual, identidade de gênero, religião ou condição econômica ou outra. O Taste contrata uma equipe diversa e capacitada para atender o público e todas as suas necessidades.

O festival oferece uma infraestrutura acessível com rampas, sinalização adequada e banheiros adaptados. Utiliza as ferramentas de acessibilidade disponíveis nas redes sociais, como a descrição de imagens para deficientes visuais ou baixa visão e a #paratodosverem .


Disponibiliza cardápios em braile, equipes de áudio descrição para deficientes visuais e atendimento em libras para deficientes auditivos.
Estimula a inovação entre seus fornecedores e parceiros, fomentando o consumo de materiais renováveis e recicláveis, que reduzam a geração de resíduos sólidos e o consumo de energia. Incentivo à economia circular, buscando soluções para reaproveitamento e redução dos resíduos plásticos do evento, fomentando campanhas de incentivo para substituição de embalagens plásticas por matéria prima sustentável, por parte dos parceiros e patrocinadores.

Gestão de resíduos

O Taste realiza seus eventos em espaços naturais fazendo uso consciente e sustentável da paisagem em que se insere, através da gestão de resíduos, uso consciente da iluminação em horários noturnos, preservação da biodiversidade local. Utiliza instalações pré-existentes e incorpora um alto nível de gestão ambiental ao espaço utilizado, deixando o mesmo na mesma condição ou superior ao encontrado antes do evento.

O Taste faz uso de embalagens e talheres biodegradáveis e fornece aos restaurantes participantes do evento, além de orientar os patrocinadores quanto a correta utilização. Realiza gestão de resíduos gerados, neutralização de parte de CO2, incentivo a práticas sustentáveis, como a utilização de transporte público, entre outras ações.

Geração de renda

“O Taste apoia parcerias com empreendedores, possibilitando oportunidades de inclusão na geração de negócios durante o evento (expositores). A 6ª edição vai gerar mais de 15 mil empregos e a expectativa de público é de 40 mil pessoas”, ressalta Gustavo Oliveira, diretor de negócios da IMM – empresa organizadora do Taste Festivals Brasil.

Áreas de conhecimentos e atividades gratuitas

Além de desfrutar dos melhores restaurantes e bares da cidade em um espaço que parece um jardim cheio de sabores e aromas, o público tem acesso às áreas onde os chefs compartilham conhecimento, receitas e técnicas em aulas gratuitas. São eles:
* O Fire Pit by Santander: local em que o público assiste aos chefs cozinhando na brasa, com receitas que vão muito além do churrasco;
* Papo de Cozinha by Electrolux: os participantes têm a chance de colocar a mão na massa e preparar pratos sempre muito bem escolhidas, levando essa experiência para o seu dia a dia;
* Adega Taste: espaço para degustar bebidas em aulas com um time de sommeliers além de masterclasses de drinks incríveis;
* Papo de Bar by thebar.com: Mixologistas ensinam misturas e técnicas incríveis para o preparo de drinks deliciosos;
Casa da Chama by Copa Energia: aulas dadas por chefs que apresentam receitas e exploram toda a potência do fogo a gás;
* Área kids: espaço para os pequenos brincarem e aprenderem algumas receitas na prática.

Aulas práticas, palestras - Inclusão e Projetos Sociais

Nos espaços de conhecimento, aulas práticas que promovem a inclusão pela gastronomia social:
*Projeto Downlícia – Repetindo o sucesso da edição passada, o jovem cozinheiro Gabriel Bernardes dará uma aula ensinando receitas e mostrando a importância das ações de inclusão por meio da gastronomia.
*A voz da periferia – Gastronomia Periférica e Organicamente Rango, representados por seus chefs, respectivamente, Edson Leite e Thiago Vinícius / Tia Nice, darão aulas apresentando receitas que destacam insumos orgânicos, sustentabilidade e aproveitamento total de ingredientes.
*Refugiados e imigrantes – A ONG Migraflix estará presente com aulas de receitas típicas de outros países (como as arepas, da Venezuela e Colômbia). Os professores são cozinheiros que, por meio da gastronomia, buscam oportunidades profissionais enfrentando as dificuldades inerentes à condição de refugiados.
*Projeto A.Mar – Rodolfo Villar, idealizador do projeto em Ilhabela destacará um tema essencial da atualidade: pesca sustentável e aproveitamento total do pescado, em receitas e preparações artesanais, eliminando o desperdício.

Palestra

*Casa Diversa – Escola fundada recentemente dedicada a atender pessoas LGBTQIA+ em situações de privação de liberdade e/ou egressas do sistema penitenciário. A proposta é capacitá-las para que se tornem profissionais de gastronomia e hospitalidade, tanto na cozinha, como no salão e na gestão. No Taste, os organizadores ministrarão palestra para apresentar e divulgar a iniciativa.

Empório Taste

O Empório Taste é um espaço de compras, onde expositores oferecem produtos premium, lançamentos e novidades. As opções vão desde ingredientes especiais, até doces caseiros, bebidas, queijos, utensílios de cozinha, chocolates, entre outros.

O Taste Festivals acontece em 13 cidades pelo mundo, como Paris, Dubai, Milão, Atenas, Amsterdã, Dublin, Cape Town, Melbourne, Sydney, São Paulo, e estreou com sucesso a edição em Brasília no final de maio e junho, com 15 mil visitantes.
Entre 15 e 19 de junho foi realizado o Taste of London, que reuniu 55 mil pessoas.

A realização do festival torna-se possível com empenho máximo de toda a equipe e patrocinadores que desde o início priorizam a saúde pública e a vontade de trazer um evento que une qualidade, diversão e responsabilidade. Os patrocinadores da 6ª edição do Taste São Paulo Festival são Getnet, All Accor, Tanqueray, Baden Baden, Copa Energia, Nespresso, Electrolux. O evento tem apoio de Grand Cru, Sadia Speciale, Get In, PremieRpet®, Mitre Experience, Zero-cal, Barilla, Escola bilingue Pueri Domus, Faixa Azul, Andorinha, Tork, Prata. A apresentação é do Santander Brasil e a realização é da IMM.

Sobre o Santander e a Gastronomia

Esta iniciativa faz parte da estratégia de patrocínios do Banco, que tem como objetivo associar a marca Santander a renomados eventos de gastronomia e, principalmente, gerar negócios em toda a cadeia, desde o produtor rural até os restaurantes e bares. Além disso, o Santander reforça seu apoio às inovações empreendedoras e culturais, uma vez que, a gastronomia está entre as grandes formas de expressão de um País.

No Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ganhou força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e Mirante do 26º completam o roteiro gastronômico do Farol Santander, que lançou também neste ano a Cozinha do 31, em parceria com a escola Accademia Gastronomica, mas cursos e aulas voltados aos amantes da gastronomia.

Sobre a IMM
Há cerca de nove anos no mercado, a IMM é uma empresa brasileira controlada pela companhia de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e possui uma parceria estratégica com a empresa americana WME | IMG, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento.

A IMM é referência em entretenimento ao vivo, para público e marcas, e seu portfólio é o maior diferencial. Responsável por eventos como Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul aos musicais da Broadway, passando pelo Cirque du Soleil, pelo melhor festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos super consagrados SPFW e São Paulo Oktoberfest.

No início de 2020, mantendo o compromisso com a inovação e crescimento constantes, iniciou um novo capítulo de sua história, com o braço criativo: a IMM Creative Marketing.

Serviço – Taste São Paulo Festival

Datas: 12, 13, 14 e 19, 20 e 21 de agosto (de sexta-feira a domingo)

Local: Clube Hípico de Santo Amaro
Endereço: Rua Visconde de Taunay, 508 - São Paulo/SP
Horários: Sextas-feiras – 17h às 23h
Sábados - duas sessões – 12h às 23h (Taste Sunset – 18h às 23h)
Domingos - Sessões únicas - das 12h às 20h

Informações: https://brasil.tastefestivals.com/

Vendas de ingressos online: https://www.eventim.com.br/artist/taste-of-saopaulo/

Classificação etária: 16 anos. A entrada de menores de 16 (dezesseis) anos somente será permitida se comprovadamente acompanhados dos responsáveis legais, que deverão permanecer no local do evento enquanto o menor estiver presente. Esta determinação, assim como a classificação etária, está sujeita a alteração nos termos do Alvará a ser expedido pelo Juiz de Direito da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

Ingressos – 1º Lote:
Sextas-feiras – R$ 50,00 (inteira) – R$ 25,00 (meia entrada)
Sábados – Sessões inteiras – R$ 70,00 – R$ 35,00 (meia entrada)
Sábados – Taste Sunset - entrada a partir das 18h – R$ 60,00 – R$ 30,00 (meia entrada)
Domingos – R$ 70,00 – R$ 35,00 (meia entrada)

*Crianças com 1 ano ou menos: entrada gratuita
*Crianças entre 2 e 10 anos: R$ 10,00

Descontos e promocionais

Condições Desconto Santander 30%:  Clientes Santander têm 30% de desconto não-cumulativo com meia-entrada ou outros descontos. As condições promocionais são válidas para compras feitas com cartão de crédito Santander para até 4 ingressos por CPF, por sessão, para todos os dias do evento. A quantidade de ingressos promocionais é limitada. Consulte a disponibilidade no momento da aquisição. Quantidade de ingressos por CPF: até 4 ingressos por dia, sendo apenas 2 meias, máximo de 12 para todo o evento.

Bilheteria Oficial:
Rua Visconde de Taunay, 508 - São Paulo/SP
Funcionamento somente nos dias do evento

Espero que tenha gostado do conteúdo: Taste São Paulo Festival promove gastronomia social e sustentabilidade

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