Qual é a importância do uso diário do fio dental

O fio dental é um objeto extremamente necessário para a saúde bucal, porém infelizmente ele é muito subestimado. 

Isso porque, apesar de entenderem a importância da higiene bucal, muitas pessoas pressupõem que a escovação dos dentes é suficiente, e com isso, esquecem de limpar as gengivas.

Justamente por esquecerem que as gengivas também devem ser limpas e não compreenderem a importância delas, muitas pessoas se veem em situações em que apresentam doenças periodontais, que por sua vez acabam gerando problemas dentários como cáries.

Sendo assim, ao buscarem um dentista, através de um plano odontológico para mei, procurando tratamentos, elas se deparam com a necessidade de começar a usar fio dental.

Portanto, para que não tenha que passar por doenças bucais primeiro, aprenda de uma vez por todas porque é importante usar fio dental. 

Além disso, saiba das doenças que a falta desse objeto pode causar, e entenda como utilizar o fio dental da forma correta para ter uma saúde bucal completa. 

Clique e Saiba mais +

O que é um fio dental e como usar?

Assim como a escova, o fio dental dispensa apresentações, uma vez que este é um objeto popular. 

Ele literalmente é um fio, produzido por diversas marcas odontológicas, que possui como principal objetivo a limpeza dos espaços entre a gengiva e os dentes, locais que podem acabar gerando acúmulo de alimentos ingeridos.

Dessa forma, assim como a escova, existe um jeito correto para que você utilize o fio dental para obter o desempenho esperado desse objeto. 

Para então não acabar desenvolvendo doenças periodontais que terão de ser tratadas por um plano dentário para mei, por exemplo. 

Portanto, confira a seguir como usar o fio dental:

  • Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio no dedo médio;
  • Deixe dez centímetros entre os dedos;
  • Pegue o fio dental entre o polegar e indicador;
  • Passe para cima e para baixo dos dentes;
  • Tenha cuidado ao passar no redor do dente;
  • Ultrapasse a linha de junção do dente com a gengiva;
  • Nunca force o fio contra a gengiva;
  • Use uma parte nova do fio dental;
  • Para remover o fio, use movimentos de trás para frente.

Ao entender como usar um fio dental, é importante entender sua importância e qual o melhor tipo para ser utilizado.

Que tipo de fio dental devo usar?

Ao buscar por um fio dental, não se engane! 

Há diferenças entre os materiais utilizados na composição do fio que podem ser melhores ou piores na hora da limpeza, da mesma forma que acontece com os tipos de escovas. 

Portanto, na hora de comprar o fio dental, busque por:

  • Fio de nylon (ou multifilamento);
  • Fio PTFE (monofilamento).

Vale lembrar que você sempre pode buscar por um dentista através de um plano odontológico pme para solicitar mais indicações. 

Qual é a importância de usar diariamente o fio dental?

Assim como a escovação, o uso do fio dental é essencial, uma vez que ele é responsável por evitar que haja acúmulo de alimento em locais onde a escova não consegue chegar.

Em suma, não é possível ter uma limpeza completa sem o fio dental. 

Ele é o responsável por evitar que surjam doenças, principalmente na gengiva, uma vez que a ação das bactérias, que vão atrás dos restos de alimentos, podem causar a gengivite.

Vale lembrar que a progressão de doenças gengivais, quando não tratadas através de um plano dental para empresa, por exemplo, podem desencadear diversos sintomas, como retração da gengiva, sangramento e sensibilidade. 

Além disso, quando a gengiva apresenta uma doença causada por bactérias, elas também podem chegar a afetar os dentes, garganta e até mesmo outros sistemas “dentofaciais”, chegando até mesmo a gerar consequências no sistema da ATM e do ouvido.  

Quais os benefícios do uso correto?

É possível afirmar que o uso do fio dental só trará benefícios à saúde bucal, uma vez que através dele e de uma boa escovação, é possível evitar cerca de 90% de todas as doenças que possam afetar a boca. 

Dessa forma, esse ato de prevenção, quando combinado com a visita de rotina (a cada seis meses) ao dentista, que pode ser através de um plano odonto pme, fará com que a pessoa possa ter seus dentes saudáveis por toda a sua vida!

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Espero que tenha gostado do conteúdo: Qual é a importância do uso diário do fio dental

Em Beleza e Saúde temos diversos outros artigos bem interessantes, tenho certeza que irá gostar.

Obrigado por visitar nosso portal COLORPLUSCITY Online que aborda editorias importantes em 2024, de forma segura e responsável trazendo para você conteúdos de extrema qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + catorze =

Go up