México volta a exigir visto físico para brasileiros

Olá, viajante! Você sabia que o México decidiu mudar as regras do jogo para os brasileiros? Isso mesmo, a partir de agora, se você está pensando em visitar as terras mexicanas, vai precisar de um visto físico colado no seu passaporte. Essa medida, que parece ter saído diretamente de um episódio de política internacional, tem tudo a ver com o combate à imigração ilegal e ao tráfico humano. Vamos mergulhar nos detalhes dessa novidade e entender o que mudou, por que mudou e como isso afeta sua próxima viagem ao México.

Medida faz parte de política de combate à imigração ilegal na fronteira com os EUA

O Governo do México anunciou nesta quinta-feira (28/07) que vai voltar a exigir o visto “físico” para brasileiros. Atualmente, o processo de solicitação do visto mexicano é feito online mediante a aprovação de uma autorização eletrônica. Com a nova regra, pessoas saindo do Brasil rumo ao México passam a ter que agendar e comparecer pessoalmente para o processo de solicitação de visto na Embaixada Mexicana em Brasília (DF) ou em um dos Consulados do País em São Paulo ou no Rio de Janeiro.  A data de implementação da nova exigência será divulgada nos próximos dias.

Embora as autoridades mexicanas aleguem uma instabilidade em seu sistema online para aceitar e aprovar autorizações de viagens para brasileiros como motivo principal para a mudança de procedimento, a decisão faz parte de uma política mais ampla do México para combater o tráfico humano e a imigração ilegal nas fronteiras do País com os Estados Unidos, o que aumentou muito nesta década. “Infelizmente, muitos brasileiros buscam fazer do México um ‘trampolim’ para entrarem ilegalmente nos EUA pelo deserto mexicano Só para se ter uma ideia, em outubro de 2021 foram registradas 7. 300 apreensões de cidadãos brasileiro na fronteira, muitos dos quais, inclusive, foram deportados de volta ao Brasil. Com o visto físico mexicano afixado no passaporte brasileiro fica mais difícil fraudar a entrada no México para, de lá, partir ilegalmente para os EUA”, explica Marcelo Gondim, advogado especializado em imigração para os EUA.

Segundo ele, os Governos dos Estados Unidos e do México têm juntado esforços para combater a imigração ilegal pelo deserto situado entre os dois países. “A crise humanitária na fronteira é, atualmente, um dos maiores problemas a serem resolvidos nos EUA e é natural que as autoridades americanas busquem ajuda dos países vizinhos para controlar o fluxo de pessoas que tentam entrar de forma indocumentada nos EUA”, acrescenta Marcelo Gondim, que também é fundador da Gondim Law Corp., escritório americano em Los Angeles que cuida de processos de imigração e green cards para milhares de brasileiros.

Sobre Marcelo Gondim  

Marcelo Gondim é advogado licenciado na Califórnia e especializado em Imigração para os Estados Unidos. Possui mais de 20 anos de experiência em processos de green card e vistos americanos. Ele nasceu no Brasil, mas também possui cidadania americana.

Marcelo é fundador e o principal advogado da Gondim Law Corp, escritório de Advocacia Imigratória sediado em Los Angeles. 

www.gondimlaw.com

www.instagram.com/gondimlaw/

México Reinstitui Necessidade de Visto Físico para Brasileiros: Uma Medida Contra a Imigração Ilegal

O governo mexicano anunciou a reintrodução da exigência de visto físico para cidadãos brasileiros, uma mudança significativa após um período de solicitação de visto eletrônico. Essa decisão visa combater o tráfico humano e a imigração ilegal, especialmente na fronteira com os Estados Unidos, onde o número de brasileiros tentando cruzar de forma ilegal tem aumentado. Agora, os brasileiros precisarão agendar e comparecer pessoalmente à Embaixada ou Consulados do México no Brasil para obter o visto. Especialistas em imigração, como Marcelo Gondim, destacam a importância dessa medida para dificultar a entrada ilegal nos EUA através do México, refletindo esforços conjuntos dos governos mexicano e americano para controlar a crise humanitária na fronteira.

Por que o México voltou a exigir visto físico para brasileiros?
Para combater o tráfico humano e a imigração ilegal, especialmente na fronteira com os EUA.

Como era o processo de solicitação de visto para o México antes dessa mudança?
O processo era feito online, mediante a aprovação de uma autorização eletrônica.

Onde os brasileiros devem solicitar o visto físico mexicano agora?
Na Embaixada Mexicana em Brasília ou em um dos Consulados do México em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Qual o principal motivo alegado pelo México para essa mudança?
A instabilidade no sistema online e a necessidade de combater o tráfico humano e a imigração ilegal.

Quais são as consequências dessa mudança para os brasileiros que querem visitar o México?
Eles precisarão agendar e comparecer pessoalmente para o processo de solicitação de visto, tornando a entrada no México mais controlada e segura contra fraudes.

Espero que tenha gostado do conteúdo: México volta a exigir visto físico para brasileiros

Em Negócios e Política temos diversos outros artigos bem interessantes, tenho certeza que irá gostar.

Obrigado por visitar nosso portal COLORPLUSCITY Online que aborda editorias importantes em 2024, de forma segura e responsável trazendo para você conteúdos de extrema qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − dois =

Go up