Fase de crescimento das crianças: como manter uma boa saúde bucal?

É natural que pais e responsáveis ​​tenham dúvidas sobre a melhor forma de cuidar de seus filhos, principalmente na fase de crescimento. Esses questionamentos são ainda maiores quando se trata da saúde bucal infantil, pois as crianças passam por diferentes etapas.

Após passar alguns meses, os primeiros dentes nascem e, depois de alguns anos, os de leite começam a ser trocados.

São muitas as mudanças e, a cada momento, a criança precisa de cuidados diferentes, além de orientações de um dentista infantil para ter autonomia na hora de cuidar dos dentes.

Por isso, os pais precisam estar bem informados, por isso, neste artigo, será ajudado a como manter uma boa saúde bucal dos seus filhos! 

Clique e Saiba mais +

Fases do desenvolvimento oral em crianças

De modo geral, existem três estágios de desenvolvimento oral nas crianças. Esta divisão é baseada nos dentes na boca da criança:

  1. Dentição decídua

Esta é a primeira fase do desenvolvimento da dentição de uma criança. Geralmente ela dura até os 3 anos, quando os dentes de leite estão na boca.

O nascimento do primeiro dente geralmente ocorre aos 6 meses de idade, mas isso pode variar de cada criança.

Caso passe deste período, é interessante ir a um consultório odontológico infantil e pedir por uma avaliação. 

  1. Dentição mista

A dentição mista é a fase em que uma criança começa a mudar de dentes decíduos para os permanentes.

Ou seja, tem exatamente dois tipos em sua boca. Os dentes de leite geralmente começam a cair aos 6 anos e podem durar até 12 anos em média.

Nesta etapa, caso algum dos dentes de leite não caia em casa, talvez seja preciso visitar um dentista para criança e pedir auxílio.

  1. Dentição permanente

Este é o estágio final do desenvolvimento da linguagem oral. A criança não tem mais dentes de leite.

Todos esses primeiros dentes são substituídos pelos permanentes e, são esses que vão durar a vida toda.

Por isso, é de suma importância que os cuidados a partir desta etapa sejam ainda mais minuciosos. Principalmente a alimentação, evitando doces e outros alimentos que podem causar cáries e outras doenças.

Atenção primária em cada etapa

É importante frisar que, os pais têm um papel importante, afinal, eles precisam estimular hábitos saudáveis ​​desde cedo, tanto na higiene e alimentação, quanto em outros comportamentos que podem afetar o desenvolvimento oral e facial.

Então, é hora de entender as melhores práticas para as diferentes etapas, não é?

  1. Para os dentes do bebê decíduos

A maioria dos problemas bucais, principalmente as cáries, surge nessa época. Um dos motivos é que, por a criança ser muito pequena, o responsável nem sempre entende a importância de cuidar da cavidade oral e acaba ignorando a higiene.

Problemas com os dentes de leite podem afetar os permanentes que ainda estão em formação e causar danos mais tarde.

Portanto, a escovação é essencial, mesmo para crianças pequenas e deve começar com o primeiro dente. 

Um outro ponto de preocupação é o bruxismo infantil, que geralmente ocorre em crianças menores de 6 anos à medida que os dentes de leite crescem.

Por isso, a importância de um acompanhamento com um dentista de bebe mesmo quando a dentição ainda for de leite.

  1. Durante a dentição mista

Uma boa higiene oral deve continuar durante esta fase. A coordenação motora da criança agora está melhor, então ela pode começar a escovar sozinha com a supervisão de um adulto. Você só precisará verificá-lo mais tarde para ter certeza de que está limpo.

É possível encontrar artigos de dentista de criança com recomendações para que os pais escovem as áreas de difícil acesso para garantir uma limpeza completa. O uso do fio dental, mesmo que os dentes estejam mais separados, é uma boa prática para acostumar seu filho.

  1. Após a dentição permanente

Agora que todos os dentes foram substituídos e as crianças estão maduras e com coordenação motora para cuidar de seus dentes, é importante incentivar cada vez mais bons hábitos e cuidados com o sorriso.

Aparelhos ortodônticos são frequentemente necessários. Se recomendado ao seu filho, é importante seguir a prescrição, pois seu uso garantirá a saúde bucal não só das crianças, mas também na adolescência e na idade adulta.

Como ter uma boa higiene bucal?

Quando o bebê está apenas no leite materno, é possível realizar a higienização apenas com uma gaze úmida em água. Entretanto, conforme ela for crescendo, é importante adicionar acessórios, como:

  • Escova de dentes;
  • Creme dental;
  • Fio dental; 
  • Se necessário, enxaguante bucal.

Até os 7 anos, a quantidade ideal de pasta de dente é equivalente a um grão de arroz cru. A partir daí, porções do tamanho de ervilhas.

É recomendável escovar os dentes após cada refeição. Como nem sempre é possível, pode ser feito duas vezes ao dia, e uma na hora de dormir, o mais importante.

Leve o seu filho ao dentista

Os dentistas são aliados na saúde bucal e na educação infantil. Eles são responsáveis por acompanhar o desenvolvimento da criança e orientar o responsável e o pequeno como cuidar dos dentes em cada etapa.

Além disso, ele complementa o atendimento domiciliar e trata precocemente possíveis doenças.

Especialistas em cuidar dos dentes das crianças são os odontopediatras. Este profissional é especializado em observar as necessidades de saúde bucal das crianças pequenas, conectando-se com elas.

Os pais podem iniciar o aconselhamento antes do nascimento do bebê para orientação sobre os cuidados nos primeiros meses. 

Desse modo, contar com um odontopediatra é essencial para cuidar da saúde bucal de uma criança graças à preparação desse especialista.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Espero que tenha gostado do conteúdo: Fase de crescimento das crianças: como manter uma boa saúde bucal?

Em Beleza e Saúde temos diversos outros artigos bem interessantes, tenho certeza que irá gostar.

Obrigado por visitar nosso portal COLORPLUSCITY Online que aborda editorias importantes em 2024, de forma segura e responsável trazendo para você conteúdos de extrema qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =

Go up