Para que serve cada tesoura cirúrgica? Entenda as diferenças entre cada uma

As tesouras para cirúrgia são ferramentas fundamentais para a realização de qualquer tipo de procedimento cirúrgico. Além de conhecer a anatomia humana, é fundamental que o médico e o instrumentador cirúrgico entendam como funciona cada um dos instrumentos que podem ser utilizados durante uma cirurgia. 

Sabemos que um processo cirúrgico envolve riscos, portanto é preciso buscar formas de minimizá-los. Ao conhecer os tipos de tesouras cirúrgicas, é possível evitar erros e reduzir o risco de contaminação do processo. Continue acompanhando este post e saiba tudo sobre as tesouras cirúrgicas e os seus tipos.

Clique e Saiba mais +

O que é uma tesoura para cirurgia?

Trata-se de um equipamento para diérese, utilizado para fazer procedimentos cirúrgicos que exigem a divisão de tecidos. Cada procedimento cirúrgico exige um equipamento diferente, seja pela complexidade da cirurgia ou pelo corpo do paciente. Por essa razão, existem diferentes tipos de tesoura, cada uma com sua própria característica. 

A maioria das tesouras cirúrgicas são feitas de aço inoxidável, pela durabilidade e facilidade de ser desinfetado que esse material possui. Apesar de serem feitas do mesmo material, as tesouras possuem funções diferentes e conhecê-las é fundamental para o trabalho do instrumentador cirúrgico.

Tipos de tesouras

As diferenças dos tipos existentes de tesoura estão nas suas pontas, modelo e tamanho, que varia entre curto, médio e longo. A tesoura com tamanho médio são as mais utilizadas, mas algumas situações exigem uma tesoura mais curta ou longa. Como principais tipos de tesouras, podemos citar: 

●     Littauer: possui lâminas em formato de gancho que permitem que a tesoura deslize de forma suave pela sutura. Essa tesoura é normalmente utilizada em cortes com pontos;

●     Metzembaum: é uma tesoura leve, fina e com pontas curtas e arredondadas. Essa tesoura é usada na divisão de tecidos delicados, mas também pode ser aplicada em cortes profundos;

●     Mayo: é mais robusta e possui diferentes tipos de pontas, que podem ser curvas, finas ou retas. Isso faz com que ela seja utilizada em diferentes tipos de cirurgia;

●     Stevens: é um instrumento altamente especializado utilizado em procedimentos que exigem um nível maior de complexidade. As suas lâminas são estreitas e exigem o máximo de atenção e cuidado do instrumentador cirúrgico; 

Os nomes de cada tesoura se referem ao nome do criador de cada uma. Como vimos, cada tesoura foi desenvolvida para um tipo específico de procedimento cirúrgico. Vamos entender para que serve cada uma.

Para que serve cada tipo de tesoura para cirurgia?

São as pontas e os formatos de cada tesoura que determinam a função que elas devem realizar durante uma cirurgia. Algumas tesouras possuem um tipo específico de ponta, enquanto outras, como a Mayo, possuem diferentes tipos. Os principais formatos e funções de cada tesoura são: 

●     Ponta fina: são utilizadas para cortar fios de sutura. Elas não podem ser utilizadas para dividir tecidos, pois podem perfurar os vasos sanguíneos;

●     Ponta romba (curtas e arredondadas): tesouras com esse tipo de ponta são utilizadas para cortar tecidos e bandagens;

●     Formato reto: essas são utilizadas apenas para cortar os equipamentos que serão utilizados na cirurgia;

●     Formato curvo: usadas para dividir os tecidos do paciente.

Esses são os principais usos das tesouras para cirurgia, que podem variar conforme a situação. Além de conhecer os modelos e usos de cada tesoura, é fundamental entender os cuidados que devem ser tomados com elas.

Quais cuidados devo ter com as tesouras?

A limpeza deve ser sempre a maior preocupação em relação a esses instrumentos. As tesouras são feitas de aço, que facilita a limpeza, portanto, é preciso esterilizar e desinfetar com o maior cuidado para deixá-las livres de microorganismo que possam causar infecções nos pacientes.

Onde encontrar tesouras e instrumentais cirúrgicos?

A Endocommerce é sem dúvidas o melhor lugar para encontrar todos os tipos de instrumentais cirúrgicos. A empresa preza pelo respeito ao profissional e principalmente pela recuperação dos seus pacientes. 

Além disso, a Endocommerce entende que trabalhar com equipamentos hospitalares exige responsabilidade. Por isso, a empresa se dedica a oferecer sempre o melhor serviço para seus clientes, incluindo a possibilidade de personalização das peças. 

Agora que conhece os principais tipos de tesouras para cirurgia, acesse o site da Endocommerce e adquira os instrumentais cirúrgicos que você precisa.

Espero que tenha gostado do conteúdo: Para que serve cada tesoura cirúrgica? Entenda as diferenças entre cada uma

Em Beleza e Saúde temos diversos outros artigos bem interessantes, tenho certeza que irá gostar.

Obrigado por visitar nosso portal COLORPLUSCITY Online que aborda editorias importantes em 2024, de forma segura e responsável trazendo para você conteúdos de extrema qualidade.

Go up