Diferentes Tipos de Grama para Plantar em Casa

Se você deseja descobrir quais são os principais tipos de grama utilizadas em casa, leia até o final.

Jardins

Antes de entrarmos profundamente no contexto das gramas, vamos tratar um pouco a respeito do local em que se situam, os jardins.

Os jardins estão presentes em nosso dia a dia frequentemente, seja em casas ou em qualquer outro ambiente.

Eles servem para decorar e deixar o local mais belo, além de passar aquele ar de natureza que as plantas transmitem. Afinal,  não tem coisa mais bonita que um jardim lotado de flores e plantas coloridas e saudáveis né?

Gramas no jardim

Como citamos acima, os jardins são muito presentes em nossa vida, e exercem função fundamental em nosso dia a dia.

Um dos principais componentes de um jardim é a grama, que geralmente, ocupa a maior parte do espaço, e preenche o visual com excelência.

Diante disso, percebe-se que a grama de um jardim merece grande atenção, para que o conjunto fique belo. Afinal, um grande espaço gramado, bem cuidado e bem verdinho é maravilhoso em qualquer lugar, não é mesmo!?

Cuidados com a grama

Como dito anteriormente, a grama necessita de uma atenção especial, pois é ela que preenche a maior parte do espaço de um jardim.

Entretanto, esse tipo de planta acaba sendo negligenciada. Para entender um pouco mais sobre os cuidados necessários com uma planta, leia atentamente.

Assim como toda planta e afins, a grama, apesar de ser bem menos exigente e delicada que outros tipos, requer alguns cuidados em sua manutenção.

Para que você possa cultivar sua grama da melhor maneira possível, mostraremos agora quais os cuidados mais importantes você deve ter.

Plantio: É importante se atentar a alguns fatos durante o plantio. A limpeza do solo, a adubação, e a rega do local são passos que devem ser tomados antes de plantar a grama, para que o processo seja bem sucedido

Rega: Procure regar sempre que o solo aparentar seco, de preferência pela manhã ou no final da tarde, quando o sol não estiver muito forte. É importante ressaltar que, a frequência da rega pode variar de acordo com as condições climáticas de cada região.

Poda: É importante podar constantemente seu gramado, afinal, ninguém quer um matagal no quintal de casa não é mesmo? Por isso, procure sempre manter a grama em um comprimento por volta de 3 ou 4 centímetros.

Tipos de grama para plantar em casa

Apesar de muitas pessoas não terem ciência disso, as gramas existem em diversos tipos e espécies. Elas se diferem em vários âmbitos, como cor, formato, aparência, cuidados necessários, e mais algumas características individuais delas.

Na hora de escolher qual tipo de grama aplicar em um local, é importante ter em mente quais as características da espécie, e se elas se encaixam ao tipo de atividade e uso que o espaço em que a grama será plantada irá receber.

Para te ajudar a escolher a que mais se encaixa com seus gostos, e suas necessidades, te mostraremos agora quais os principais tipos de grama para plantar em sua casa.

Esses são alguns dos tipos de gramas que mais são encontrados nos jardins por aí.

Grama Esmeralda

 A Zoyaia japonica (nome científico) é uma espécie bem comum de ser encontrada nos jardins brasileiros, e também ao redor do mundo. A esmeralda gosta bastante da luz solar, tendo a necessidade do contato com os raios durante boa parte do dia.

Ela apresenta uma cor verde claro, mas durante o inverno pode mudar para um amarelo ou marrom. Suas folhas são médias e crescem em uma velocidade moderada. Além disso, são excelentes para longos pedaços de terra, pois se enraízam profundamente.

Grama Santo Agostinho

A Stenotaphrum secundatum, nome científico da Grama Santo Agostinho, é uma espécie de grama original da América do Sul. Suas folhas apresentam tamanho médio, além de uma coloração verde escura, e se plantadas e cultivadas da maneira correta, podem gerar extensos e belos tapetes gramados.

Ainda, a espécie que é conhecida também como grama inglesa, se adapta com excelência a clima quentes e úmidos, além de ser bem resistente ao sal. Por esses motivos, a grama  Santo Agostinho é a espécie ideal para regiões do litorâneas.

Grama Bermudas

Essa espécie é mais uma que é excelente para cobrir grandes espaços, e apresenta um ótimo resultado se utilizada da maneira correta. A Cynodon dactylonla (nome científico) apresenta um tom de verde bem vibrante, com folhas médias e bem resistentes a pisada, com a poda ficando, geralmente, por volta de 3 centímetros.

Uma espécie derivada dela, é a bermuda celebration. Esse tipo, é a grama utilizada em grande parte dos campos de futebol dos grandes clubes e estádios brasileiros. Também, é extremamente utilizada em gramados destinados a outros esportes, como, por exemplo, o golfe.

Grama Coreana

A Grama Coreana, também conhecida como grama japonesa, é uma espécie nativa da Ásia, muito comum de ser encontrada em diversos locais desse continente. É uma grama relativamente sensível, principalmente durante o seu processo de crescimento. Por esse motivo não é indicado ser plantada em locais de grande fluxo.

A textura da Zoysia tenuifolia (nome científico), se assemelha a do veludo, motivo pelo qual essa espécie recebe o apelido de grama veludo. Ainda, é frequentemente utilizada para alguns esportes que não gera muito impacto e danos à grama, como o golfe, por exemplo.

Grama São Carlos

A Axonopus Compressus SP, nome científico da Grama São Carlos, é uma grama de origem australiana, mas que é extremamente comum no Brasil. Se trata de uma espécie extremamente resistente, que se adapta a qualquer que seja a condição do ambiente, sobrevivendo tanto na sombra, quanto no sol.

Suas folhas são largas e verdes, e apresentam um crescimento muito veloz, além de possuírem uma capacidade de recuperação impressionante. Devido a essas características, a Grama São Carlos é uma excelente opção para locais com fluxo intenso de pessoas, ou para a prática esportiva.

E aí, curtiu? Compartilhe conosco o que você achou a respeito dos tipos de gramas para plantar em casa!

Espero que tenha gostado do conteúdo: Diferentes Tipos de Grama para Plantar em Casa

Em Cotidiano temos diversos outros artigos bem interessantes, tenho certeza que irá gostar.

Obrigado por visitar nosso portal COLORPLUSCITY Online que aborda editorias importantes em 2024, de forma segura e responsável trazendo para você conteúdos de extrema qualidade.

Go up